O recomendado é visitar o dentista a cada 6 meses para uma avaliação preventiva e limpeza profissional. No entanto, pacientes com problemas específicos, como gengivite ou uso de aparelho, podem precisar de consultas mais frequentes.
O clínico geral realiza atendimentos básicos como limpeza, restaurações e extrações simples. Já o especialista possui formação extra em áreas como ortodontia (aparelho), implantodontia (implantes), endodontia (canal) ou periodontia (gengiva), oferecendo tratamentos mais complexos.
Sintomas como dor intensa, sensibilidade prolongada ao quente e frio, inchaço na gengiva e escurecimento do dente podem indicar necessidade de canal. Somente o dentista, através de exame clínico e radiográfico, pode confirmar o diagnóstico.
O clareamento no consultório oferece resultados mais rápidos e seguros, com maior controle da concentração dos produtos. O caseiro, com moldeiras personalizadas, também é eficaz, mas o resultado pode demorar mais. O ideal é consultar o dentista para escolher a melhor opção.
O sangramento gengival é um sinal comum de gengivite, uma inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Se não tratado, pode evoluir para problemas mais graves como a periodontite. O ideal é agendar uma consulta com o dentista para avaliação.
O valor de um implante dentário pode variar conforme o caso, o tipo de material utilizado e a complexidade do procedimento. O melhor é fazer uma avaliação para um orçamento personalizado.
Além do aparelho ortodôntico tradicional, hoje existem opções estéticas como alinhadores invisíveis. Em alguns casos, facetas de porcelana também podem ser uma alternativa. Um ortodontista ou dentista especialista em estética pode indicar o melhor tratamento.
O bruxismo é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, principalmente à noite. Os tratamentos mais comuns são o uso de placas de proteção (placa miorrelaxante), ajustes oclusais e, em casos mais avançados, acompanhamento com especialistas em DTM.
A limpeza profissional, chamada de profilaxia, remove placa bacteriana e tártaro com equipamentos específicos, além de polir os dentes. Ela ajuda a prevenir cáries, gengivite e mau hálito. O procedimento é rápido, indolor e fundamental para a saúde bucal.
Sim! O mau hálito muitas vezes está relacionado à má higiene bucal, cáries, placa bacteriana, gengivite ou problemas periodontais. Em alguns casos, pode ter origem em outras áreas como garganta ou estômago. O dentista é o profissional indicado para investigar a causa.
A sensibilidade nos dentes pode ser causada por retração gengival, esmalte desgastado, cáries ou uso excessivo de produtos clareadores. Também pode ocorrer após procedimentos odontológicos. O ideal é consultar o dentista para avaliar a causa e indicar o tratamento adequado, como aplicação de flúor ou uso de cremes dentais específicos.
Sim! O acompanhamento odontológico deve começar com o nascimento dos primeiros dentinhos, por volta dos 6 meses de idade. Consultas regulares ao odontopediatra ajudam na prevenção de cáries, orientação sobre escovação, além de acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária da criança.
Enjoy a FREE Consultation on your first visit! Let our expert team help you achieve a healthier, more confident smile.
Enjoy a FREE Consultation on your first visit! Let our expert team help you achieve a healthier, more confident smile.